Minha jornada na Turma 29 do Academia de Talentos – Como Planejar para me Organizar?

Seria esse encontro o mais diferente de todos? A começar pelo horário e local, diferentes devido às eleições. O planejamento para assistir a palestra certamente foi diferente do comum. Saímos da rotina de assistir à palestra pela manhã e mudamos para o período vespertino por uma boa causa.


O palestrante Adir Ribeiro viajou de Valinhos para este dia e começou com uma audiência baixa, mas que aos poucos foi aumentando e crescendo conforme ele explicava e inspirava a todos nós ao contar sua história de vida.


Mas antes, a pergunta que ele fez foi “Qual a diferença entre sonho e meta?”. Sonhar é fácil, não custa nada. Aliás, novamente uma frase dita por Jorge Paulo Lemann foi reproduzida, na qual ele fala que “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”. Sim, temos de sonhar. Todavia, sem atribuir metas, ou seja, colocar prazos e escrever nossos sonhos no papel, não teremos a noção de o quanto de suor será necessário para torná-los realidade.


Continuando a palestra, o Adir tocou em um ponto muito importante e motivador pessoal para que eu procurasse a Academia de Talentos: o de descobrir qual é a sua função neste mundo. Como ser feliz na minha vida profissional? Devemos buscar trabalhar com aquilo que amamos e que, segundo ele mostrou na citação de Steve Jobs,fazer aquilo que acreditamos ser um ótimo trabalho.


Dessa forma, para ajudar a nos planejar e nos organizar, o palestrante mostrou um método inspirado no PDCA e no Canvas chamado Planejamento Estratégico Pessoal (PEP), que consiste em analisar a Análise Situacional (Sonhos, Pontos Fortes, Pontos Fracos, Roda da Vida), seguido da Essência (Missão de Vida, Valores, Networking) e o Plano de Ações (Pessoal, Profissional e Financeiro).


Por meio dessa ferramenta, pude escrever meus sonhos no papel, me autoconhecer ao colocar meus pontos fortes e fracos no papel, além dos valores que eu não abro mão e que fazem parte do que eu realmente acredito. Coloquei também meus sonhos sob a forma de metas, com prazo definido.


Agora cabe a mim dar o meu jeito de não me frustrar, de realizar os meus sonhos e correr atrás de soluções para todos os meus problemas. Este tipo de ferramenta funciona como um motivador no presente, o combustível que você precisa para saber pelo o que você está lutando hoje. Vale ressaltar que sonhos mudam e ainda irei revisar o meu PEP num futuro próximo. Estamos em constante mudança e precisamos ter essa sensibilidade também, pois faz parte do nosso amadurecimento.

Por fim, posso dizer que este encontro foi diferente sim. Aliás, não existe aula igual na Academia de Talentos. A cada dia, independente do horário ou da dificuldade que passamos durante a semana, temos o relento de saber que sábado será um dia especial e cativante, onde iremos melhorar nossa vida pessoal e profissional, nos inspirar para que um dia sejamos tão inspiradores quanto quem dedica uma parte de seu tempo no fim de semana para viajar e ajudar pessoas como nós, que procuramos nos conhecer para realizar nossos sonhos.

Por Rodrigo Oliveira Telini, Engenheiro Mecânico e ICFer da Turma 29.

Conteúdo relacionado

document.addEventListener('wpcf7mailsent', function( event ) { location = 'https://ceodofuturo.org.br/obrigado/'; }, false );